Pela primeira vez na história, o caça russo Su-57 foi atingido

Su-57. Foto: WikipediaSu-57. Foto: Telegram t.me/uac_ru

A Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia revelou imagens de satélite de um caça Su-57 russo atingido no aeródromo de Akhtubinsk.

A informação foi divulgada pela página oficial da Inteligência de Defesa da Ucrânia no Telegram.

+ Clique aqui para ver o vídeo da entrega de um lote de caças SU-57

A informação foi divulgada pela página oficial da Inteligência de Defesa da Ucrânia no Telegram.

A destruição ocorreu a 589 quilômetros da linha de contato no aeródromo de Akhtubinsk, onde estão localizados os mais recentes caças russos Su-57.

O aeródromo é parte do 929º Centro Estadual de Testes de Voo do Ministério da Defesa da Federação Russa, onde novos sistemas de aeronaves, radares aéreos e armas são testados.

As imagens de satélite mostram o caça Su-57 atingido no aeródromo de Akhtubinsk. Foto: Inteligência de Defesa da Ucrânia.

Há uma alta probabilidade de que a aeronave atingida não seja um caça Su-57 em série, mas sim o terceiro ou nono protótipo de voo, o T-50, usado pelo centro de testes.

De acordo com fotografias anuais publicadas do aeródromo, as aeronaves “053” e “510” estavam baseadas lá, sendo usadas como laboratórios voadores, o centro utiliza essas aeronaves para realizar trabalhos de integração, testar novos equipamentos de radar, armas e outros sistemas.

Os caças Su-57 em série são usados como portadores de mísseis de cruzeiro Kh-69, recentemente empregados mais ativamente contra a Ucrânia. A destruição de um desses porta-aviões reduzirá a intensidade geral de seu uso.

Su-57. Foto: Telegram t.me/uac_ru

Atualmente, a Força Aérea Russa possui 22 aeronaves Su-57 em série, que são usadas ativamente contra a Ucrânia.

O míssil de cruzeiro Kh-69 é um análogo do franco-britânico Storm Shadow/SCALP-EG, com uma pequena área de dispersão eficaz, dificultando a detecção por radares. O alcance máximo do míssil pode superar 500 km.

Anteriormente, o site Militarnyi informou que dois caças russos MiG-31 foram destruídos durante um ataque combinado em grande escala de 14 a 15 de maio na Crimeia temporariamente ocupada.

+ Veja mais vídeos sobre a invasão russa da Ucrânia

Fonte: mil.in.ua / Inteligência de Defesa da Ucrânia. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top